Quem sou eu

Cecília, Ceci. Ganho a vida como tradutora jurídica, mas cozinhar e fotografar são meus hobbies. Estudei um pouco de fotografia e me apaixonei por food styling.

Em grupos virtuais, tomei contato com o conceito de comida honesta, menos industrializada e mais consciente dos processos pelos quais o alimento chega à nossa mesa.

Participei de um blog coletivo, o Feministas na Cozinha e ajudei a criar um grupo de comida no Facebook, o 365 Dias de Comida Honesta, que chegou a mais de 7.000 membros.

Minhas relações sociais e afetivas quase sempre passam pela comida e bebida: eu e minhas amigas e amigos nos reunimos quase sempre em torno de uma mesa. Tenho amigas que cozinham espetacularmente, seja como profissionais ou amadoras. Entre elas, gente como a Letícia Massula, da Cozinha da Matilde, que além da comida, manda muitíssimo bem na fotografia. Ou conhecem tudo sobre cerveja e brassagem, como a Ana Rüsche.

Meu blog é um pouco a extensão da minha mesa e do meu fogão, e também onde vou aprendendo um pouco mais sobre fotografia.

Almoço com amigos em janeiro de 2012. No cardápio, lombo assado com chutney de manga, arroz integral com amêndoas e com brócolis e legumes grelhados (estes, da Cozinha da Matilde, modo de fazer aqui)


4 comentários:

  1. Ao ver suas dicas de congelamento me veio um dúvida. Pode-se congelar folhas de verduras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marçal! Pode congelar sim, dependendo do uso que você vá fazer delas. Porque depois de congeladas elas não ficam mais crocantes. A gente aqui congela muito bem espinafre. Meu filho faz uma quiche de espinafre, ricota e nozes maravilhosa! Couve eu às vezes congelo pra fazer caldo verde. Brócolis também congela bem, mas a gente não curte. Enfim, se for pra refogar, a maioria dá pra congelar sim.
      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Cecília, fiquei curiosa sobre a ração caseira que você faz para suas cachorras. Poderia ensinar a receita? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deise, tudo bem?
      A ração caseira que eu faço para a Pitanga (a Capitu nos deixou semana passada) foi prescrita por veterinários, porque ela tem alergia crônica e depois desenvolveu insuficiência renal crônica por causa do tratamento da alergia, veja que tristeza (e no fim, o que controlou a alergia foi a alimentação).
      Então eu não posso te passar a dieta dela, que é muito específica, mas procure no site Cachorro Verde (www.cachorroverde.com.br), no link "Dietas", as receitas e muitas informações. Fiz uma consulta via Skype com a Dra. Sylvia e foi ótimo. Se seu animal tiver alguma condição específica, eu recomendo.
      Desculpe não poder ajudar mais. Só te digo que, apesar de dar um pouquinho mais de trabalho, a ração caseira é excelente e os bichinhos adoram!
      Obrigada pela visita e um abraço!

      Excluir