sexta-feira, 22 de março de 2013

Nova Seção: Rapidinhas: Torta de quinoa e atum


Eu trabalho em casa e nem sempre tenho tempo para cozinhar. E se eu não me programar direito, acabo comendo mal - pior, gastando muito pra comer mal. De uns tempos pra cá, o que tem me salvado é criar o hábito de manter um bom estoque de ingredientes na despensa e principalmente no freezer. Outra coisa é fazer prato único, para ter o mínimo possível de trabalho.

Assim como eu, muita gente sofre com a falta de tempo ou de disposição para cozinhar. Quem tem que cumprir uma longa jornada de trabalho e ainda enfrentar trânsito, quem tem crianças pequenas ou mesmo quem não sabe cozinhar acaba desanimando na hora de ir para o fogão. Essa realidade tem me estimulado a pensar em ideias práticas para preparar uma refeição caseira em tempo recorde.

Então estou inaugurando mais uma seção (mais uma, Ceci?), "Rapidinhas". Os posts com esse marcador vão trazer preparos bem rapidinhos e práticos de pratos saudáveis e com ingredientes fáceis de encontrar.

Quinoa é um alimento muito nutritivo, e apesar de ter preço alto, rende bastante. O preparo desta torta é basicamente o mesmo desta outra receita de torta de quinoa com espinafre e cream cheese que eu publiquei aqui. Então você pode usar os ingredientes básicos e variar os recheios.

O negócio é o seguinte: você coloca a quinoa para cozinhar na água por 15 minutos. Nesse meio tempo, abre uma lata de atum, pica um tomate, uma cebola e um punhadinho de salsa. Antes de a quinoa estar cozida, ainda sobra tempo para abrir uma garrafa de vinho e checar o e-mail.

Daí é só misturar os ingredientes todos e colocar no forno por 30 minutos. Enquanto isso, dá pra fazer uma porção de coisas, que eu não vou sugerir aqui porque este é um blog de respeito e porque o nome desta seção já diz tudo...

Torta de quinoa e atum

1 xícara de quinoa em grãos
1 lata de atum
1 cebola picadinha
1 tomate picadinho
1 punhado de salsa picada
2 ovos
1/2 copo de requeijão
Sal e pimenta a gosto

Lave bem a quinoa e coloque para cozinhar em 2 xícaras de água e uma pitada de sal, até secar.

Misture numa tigela com os demais ingredientes, acerte o sal e despeje em um refratário médio untado.

Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos.

2 comentários:

  1. Achei bem interessante, nutritiva e light. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem boa sim, Denise. E dá pra variar os sabores! Obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.