segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Torta de quinoa com espinafre e cream cheese


Vocês repararam que as pessoas não dizem mais que estão fazendo regime e sim reeducação alimentar? Claro, faz sentido, sem eliminar hábitos alimentares ruins, o objetivo da dieta não vai ser duradouro.

Mas acho que a gente também está o tempo todo em processo de "educação alimentar", descobrindo novos alimentos, modos de preparo, formas de consumo. E algumas coisas nem são novas. Por exemplo, todo mundo está falando de alimentos orgânicos, mas nossas avós e bisas já tinham a sua horta e o seu pomar sem agrotóxicos.

Eu fui uma criança enjoada e só adulta aprendi a gostar de alguns alimentos. É o caso da couve. Tivemos uma empregada mineira que cozinha divinamente, fazia couve à mineira e caldo verde incríveis, e foi aí que eu aprendi a gostar. Minha mãe provavelmente não se conforma.

Ainda assim, eu nunca vou ser uma daquelas pessoas que comem de tudo. Mas tenho me esforçado. E com tanta informação sobre comida circulando na minha vida, via amig@s chefs, blogs e grupos de discussões, fica mais fácil.



De tanto falarem na quinoa (dizem que é o alimento mais completo do mundo em termos de nutrientes), resolvi experimentar - com um pouco de desprezo pelo estrelismo desse cerealzinho que há algumas décadas ninguém aqui conhecia. Não morro de amores, pelo menos por enquanto. Mas testei algumas receitas que deram certo. Não, não pretendo fazer risoto de quinoa como todo mundo, continuo com o arroz arbóreo ou carnaroli. Mas esta fornada com espinafre e cream cheese ficou bem saborosa.

(Se você vem sempre aqui, vai dizer: mas espinafre de novo? Pois é. Espinafre entrou aqui em casa faz bem pouco tempo, mas a gente gamou nele!)

Esta semana também vai ter receita de barrinha de cereais com quinoa.

Fornada de quinoa, espinafre e cream cheese

Ingredientes:
½ xícara de quinoa cozida por 12 minutos em 1 + ½ xícara de água
½ maço de espinafre cozido no vapor e picado (alternativamente, você pode jogá-lo na água fervente e em seguida transferi-lo para uma tigela com água gelada - processo conhecido como branqueamento, ou se o espinafre estiver congelado, basta quebrar as folhas congeladas com as mãos e deitá-las direito no refogado)
2 colheres (sopa) de cream cheese (alternativamente, use queijo cottage) 
1 ovo
Temperos a gosto: cebola em cubos e alho amassado, sal, salsa, manjericão e tomilho frescos picados, uma pitada de páprica picante


Refogue o alho e a cebola no óleo. Adicione o espinafre e refogue, acrescente o cream cheese e mexa mais um pouco somente até incorporar.

Misture o espinafre com a quinoa cozida e o ovo.

Despeje em um refratário médio (usei um de 20 x 20 cm), untado e enfarinhado com farinha de mandioca.

Asse por cerca de 30 minutos em forno moderado.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.