terça-feira, 9 de outubro de 2012

A versatilidade do espinafre


De repente o espinafre ficou muito popular aqui em casa e começou a aparecer em vários pratos. Confesso que não são muitas as verduras que fazem sucesso por aqui. Eu como pouca verdura cozida ou crua, mas o filho adolescente, esse não come nunca a verdura sozinha, só em certos preparos.

E como nosso consumo é pequeno, conservação é muito importante aqui, para evitar desperdícios. Com verduras de folha e ervas, eu faço assim: separo as folhas boas, lavo muito bem e retiro o máximo possível de água na centrífuga. Depois embalo num pano de prato limpo e sacudo bem. Daí guardo em uma tigela, intercalando com papel toalha. As verduras e ervas duram muito tempo assim, até duas semanas!

No caso do espinafre, costumo congelar as folhas higienizadas e secas em um saquinho. Depois de congeladas, é só apertar bem o saco com as mãos para ter espinafre picadinho. Dali ele pode ir direto para a sopa, o feijão ou outros preparos, como estes que eu ensino ali embaixo.


Gosto de cozinhar o espinafre no vapor, e para isso, nada melhor do que a panela de bambu. A minha é essa aí de cima, que comprei na Liberdade. Mas para a maioria das receitas, o espinafre nem precisaria ser pré-cozido. Também vale ter no freezer um pacote de espinafre congelado desses de supermercado.


Macarrão com molho de espinafre e creme de leite



Este é um prato daqueles vapt-vupt.

Cozinhe a massa de sua preferência.

Enquanto isso, refogue cebola, alho e os temperos de sua preferência em uma colher de óleo ou azeite. Acrescente espinafre picado (pode ser pré-cozido no vapor ou não) e refogue ligeiramente. Adicione creme de leite (fresco ou de caixinha) e mexa só até aquecer, sem deixar ferver. Desligue o fogo, acerte o sal, moa um pouco de pimenta-do-reino branca por cima e misture bem com a massa.


Cação com molho de espinafre e creme de leite




Ok, creme de leite de novo, reconheço. Mas é que os dois casam muito bem!

No dia em que preparei esse prato, fiquei tão feliz comigo mesma, porque era um dia de trabalho insano, em que normalmente comeríamos sanduíches.

Descongelei 2 postas de cação e temperei com sal, pimenta e alho picado.

Deitei num refratário, por cima despejei espinafre congelado direto do freezer. Abri uma caixinha de creme de leite e despejei por cima. Finalizei com sal, noz moscada ralada na hora e queijo ralado.
Vinte minutos de forno e pronto, acompanhado de arroz branco, tivemos uma refeição saudável e deliciosa!

*****

Tenho mais duas receitas de espinafre, a lasanha e o suflê. Mas estou achando que é muito espinafre pra pouco blog, né? Daqui a mais uns dias eu publico essas.


*****

A Ana Paula, que divide com a Monise e a Thais um dos meus blogs de comida favoritos, o Brigadeiro de Colher, fez e publicou minha receita de bolo de figo (veja aqui). Ficou muito lisonjeada e recomendo demais a visita, porque elas publicam receitas deliciosas! Uma das minhas favoritas é a receita de buttercream da Monise, aqui


2 comentários:

  1. Adoro espinafre! Muito boa a dica de secar as folhas e intercalá-las, pra elas durarem mais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. que delícia! essa receita do macarrão vai ser ótima pra mim, que não posso deixar de cozinhar mas tenho pouco tempo :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.