sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lanche saudável: maçã assada


Em 2010 hospedamos duas intercambistas norte-americanas por um mês, e foi uma experiência bem interessante. Elas estavam participando de um projeto de saúde pública e faziam parte de um grupo de alunos de diversas universidades dos EUA que passou um mês em cada país: África do Sul, Vietnam e Brasil.

Foi um mês bem agradável pra gente, com toda a troca cultural. Elas eram bem simpáticas e nós a levamos para conhecer alguns dos hábitos "gastronômicos" paulistanos: tomar café na padaria, comer pastel e tomar caldo-de-cana na feira, e claro, fizemos uma feijoada, com direito a caipirinha.

Em retribuição, elas e mais dois companheiros de viagem foram para a cozinha algumas vezes e nos surpreenderam com guloseimas da terra do Tio Sam: uns biscoitinhos deliciosos e crocantes chamados "sneakerdoodles", um cheese cake que fizeram de surpresa para o Lucas (ele tinha feito muito mimimi por causa do cheese cake e ficou todo feliz), e estas deliciosas maçãs assadas, que são uma ideia ótima para o lanche das crianças, fáceis de fazer e muito saudáveis.


Maçãs Assadas

4 maçãs (qualquer tipo)
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de passas sem semente
1/2 colher (chá) de canela em pó

Lave e seque as maçãs. Com uma faca afiada, abra um círculo na parte superior de cada uma delas e retire a tampa e a parte central da fruta, descartando as sementes.

Use uma colher de sobremesa para retirar todo o miolo das maçãs, preservando as laterais. Tome muito cuidado para não furá-las.

Pique todo o miolo das maçãs que você retirou e misture com os demais ingredientes. Agora recheie cada maçã com essa mistura e embrulhe em papel alumínio.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

3 comentários:

  1. Oi Cecília! Descobri seu blog por conta do grupo do facebook, comecei a ler, vi esta receita e corri para fazer! ADOREI! :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.