sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Memórias da infância: torta de ricota com cobertura de groselha


Minha mãe fazia esta torta quando nós éramos crianças. Eu não sei qual é exatamente a receita que ela usava, mas tentei fazer da forma mais simples possível, sem farinha, não muito doce, e ficou muito boa.

Claro que uma cobertura mais "nobre" deve ficar ótima, como uma boa geleia, uma goiabada cremosa ou mesmo frutas em calda. Mas a minha vontade era mesmo a torta com cobertura de groselha - que aliás o Lucas adora!

Torta de ricota com cobertura de groselha

1 ricota de aproximadamente 400 g
1 lata de leite condensado
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha

Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje em refratário untado e leve a assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos, até estar firme.

Cobertura de groselha

1 xícara de água
1/2 xícara de xarope de groselha
1 colher (sopa) de amido de milho

Dissolva o amido de milho na água, junte a groselha e leve ao fogo até engrossar. Despeje sobre a torta e deixe esfriar.

Obs.: 1 xícara = 250 ml

******

Outra sobremesa que é bem fácil de fazer é o clafoutis. Veja aqui e varie as frutas.

2 comentários:

  1. Fiz. Mas fiz diferente. Aqui a ricota que eu acho é aquela bem cremosa, e vem em um pote de 250g. Achei o tamanho bom, porque Daniel não é muito de açúcar. Então bati, a mão mesmo, a ricota, meia lata de leite condensado, uma colher rasa de manetiga e um ovo só, dos médios. Não coloquei a essência de baunilha porque imagino que qualidade da daqui seja muito superior, mas ela é cara e vinha em grande quantidade - pra uma pessoa que nunca faz doce como eu, não vale a pena.
    A massa ficou ótima, mas o problema foi a cobertura. Como eu contei, tava tentando salvar um vidro de geléia St Dalfour (aquela do vidro alto). Gosto delas porque não tem açúcar adicionado e aqui é muito mais barato do que no Brasil, mas eu comprei uma de laranja super amarga. Eu curto coisas azedinhas, mas essa tem pedaços da casca e é amarga demais, nem colocando uma colher de açúcar ajudou. Não chegou a estragar a torta, mas com uma geléia de morango ou figo ficaria muito melhor...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Iara!
    É, como a torta não é muito doce, acho que ela combina com uma geleia mais docinha. Eu particularmente adoro a combinação de goiabada com comidas à base de queijo.
    Se por acaso uma hora dessas você topar com uma fava de baunilha pra vender a preço simpático (aqui custa R$15 duas unidades), coloque em um vidro com alguma bebida (rum, vodka, etc.), deixe no escuro por uns dias e depois é só ir completando com mais bebida. É totalmente diferente daquele líquido enjoativo que vendem (aqui, pelo menos) com o nome de extrato de baunilha.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.