Outro dia encontrei uma receita na internet, no site da Martha Stewart, de um bolo que faz sucesso em Nova York. Ele tem uma cobertura crocante que lembra bastante a cobertura das cucas de Santa Catarina.
Fiz a receita e não fiquei muito feliz, principalmente porque ele ficou bem diferente da foto da tal receita. Achei que havia pouco ovo na massa. Claro que pode ser uma preferência local por bolos menos fofos. Mas noto que, ao contrário da culinária brasileira, não é muito frequente nas receitas de bolos norte-americanas bater a clara em neve.
Resolvi tentar novamente, com adaptações, e pensei: por que não adicionar maçãs cozidas? Desta vez ficou uma delícia! Um bolinho ótimo para aquele lanchinho da tarde.
Bolo de maçã com cobertura crocante
Massa:
1 + ½ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar branco
½ xícara de leite
3 ovos
2 colheres (sopa) de óleo
2 + ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Recheio:
4 maçãs grandes (fuji, gala ou de outro tipo)
3/4 de xícara de açúcar refinado
1 pau de canela
Cobertura (EDITADO):
1 + ¼ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
200 g de manteiga sem sal, amolecida
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Assadeira retangular de 23 x 32 cm ou redonda de 22 cm de diâmetro
1 xícara = 240 ml
Modo de fazer (EDITADO):
Descasque as maçãs, retire o miolo e corte em cubos pequenos. Leve ao fogo com o açúcar e a canela e cozinhe até que as maçãs estejam macias, porém firmes. Reserve e deixe esfriar.
Prepare o bolo:
Separe a clara e as gemas. Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com o açúcar. Adicione o leite, o óleo, a baunilha, a farinha e e o sal peneirados e misture bem. Acrescente a maçã cozida e incorpore à massa. Por fim, peneire o fermento sobre a massa, adicione as claras em neve e misture tudo bem, mas delicadamente.
Despeje a massa na assadeira untada e enfarinhada e reserve enquanto prepara a cobertura.
Prepare a cobertura:
Misture a farinha, o açúcar, a canela e a manteiga amolecida
Asse em forno médio pré-aquecido até que, ao testar o bolo com uma faca, ela saia limpa.
Deixe o bolo esfriar e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.
Hummm! Adoro bolo de maçã e esse está de dar água na boca.
ResponderExcluirÉ muito gostoso mesmo, Érica! Obrigada pela visita!
ExcluirOi!! eu fiz! Ficou ótimo! Só uma pergunta.. A maçã coloca entre a massa e a cobertura? A manteiga é apenas em temperatura ambiente , pois derreti e não ficou em consistência de farofa.
ResponderExcluirOlá, Maria Rita. Nossa, eu comi algumas bolas nessa receita: esqueci de fora a maçã e a clara em neve! Desculpe, já editei. Considere a manteiga "amolecida" e não "derretida". Na verdade, essa mistura fica com a consistência de uma farofa bem úmida. A gênia aqui pensou na farofa da mamãe, que não é sequinha, hahaha...
ExcluirE me fala o que não fica bom com maçã cozida, não é mesmo? Que bom que, apesar dos meus erros, o seu bolo ficou ótimo! Obrigada pela visita e um abraço!