terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bolo hummingbird



Hummingbird, que em inglês quer dizer beija-flor, é o nome original deste bolo que é tradicional no Sul dos Estados Unidos desde o século XIX.

Ele tem sabor inusitado, e quando vi a receita, confesso que me pareceu estranho misturar abacaxi, banana, coco e nozes na massa. Mas sabe? O sabor é incrível, assim como a textura e o aroma.

No site da Marta Stewart, de onde tirei a inspiração, assim como em outros sites de internet, este bolo aparece coberto com cream cheese, mas achei um pouco de exagero, ou "excesso de informação", como disse a Patrícia, que me sugeriu a receita da Donna Hay. Acabei fazendo uma adaptação das duas receitas e olha, achei que a combinação das frutas combina bem com este verão!

Bolo hummingbird

2 xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de açúcar mascavo
2 ovos
½ xícara de óleo
1 banana amassada
½ xícara de abacaxi picado
½ pacote de coco ralado
½ xícara de nozes picadas
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
Assadeira ou refratário médio 

Na batedeira, bata o óleo, a baunilha e o açúcar, adicione os ovos um por vez e bata por cerca de 3 minutos.

Adicione as frutas e por fim os ingredientes secos, peneirados.


Asse em forma untada e enfarinhada em forno médio pré-aquecido. 

1 xícara = 240 ml 

2 comentários:

  1. Baby, no nordeste nozes é um lance caro, você acha que castanha rola? (eu mesma não faço bolos, não tenho jeito pra isso, mas minha irmã, sim, e eu to pensando em "encomendar" pra ela fazer pra mim, rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, esqueci de comentar no post, mas as receitas originais levam nozes pecã, que também são caras por aqui. Eu imagino que fique bom com castanha, sim (do Pará, não de caju, talvez). Experimentem e me contem. Obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.