segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Rapidinhas: peixe ao forno



Eu trabalho em casa e adoro! Primeiro, porque não precisar enfrentar o trânsito de São Paulo já é em si uma benção. O tempo que eu gastaria com deslocamento, posso usar para trabalhar, cuidar da casa, fazer uma caminhada e várias outras coisas. Outra coisa muito bacana é poder comer comida caseira e fresquinha. Muito melhor do que comer todo dia na rua.

Mas trabalhar em casa nem sempre é tranquilo. Levei muitos anos para me tornar uma pessoa disciplinada. Procuro delimitar meu tempo de trabalho. Mesmo assim, tem dias - ou semanas - em que a correria é tão grande que mal dá tempo de cozinhar e comer direito.

Então eu estou sempre procurando receitas fáceis de fazer, e que principalmente sujem pouca louça. Também procuro ter a despensa e o freezer bem abastecidos. Claro que o melhor seria não precisar congelar, mas não dá pra fazer compra todo dia. Procuro fazer feira às sextas aqui na rua e nos finais de semana reponho os outros itens que acabaram.

A gente comia bem menos peixe aqui em casa do que eu gostaria. Sou bem fresca e não compro peixe nem na feira nem no supermercado. Um dia descobri uma peixaria excelente no Mercado de Pinheiros, e melhor, eles têm um serviço de entrega, e a qualidade dos peixes e frutos do mar é excelente.

Meu outro problema era que eu só sabia fazer peixe à milanesa, que é uma delícia, lógico, mas não dá pra fazer fritura toda hora, certo?  Um dia comecei a fazer peixe no forno e não parei mais. Até já tem um post meu aqui, de peixe no forno com espinafre. Mas sempre é bom lembrar.

Peixe ao forno 

500 gramas de filé de peixe (usei 4 filés de St. Peter ou tilápia)
1 cebola cortada em rodelas
1 punhado de salsa
1 caixa de creme de leite
Parmesão ralado, sal, pimenta e noz moscada a gosto



Tempere os filés de peixe com sal e pimenta, de preferência com uns 15 minutos de antecedência.

Forre o fundo de um refratário com a cebola em rodelas e a salsa. Sobre elas, disponha os filés de peixe.


Despeje o creme de leite por cima do peixe, salpique com um pouco de sal, pimenta e noz moscada ralada na hora. Finalize com queijo parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido coberto com papel alumínio por 20 minutos. Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais 5 a 10 minutos.

Sirva com arroz e salada. 

4 comentários:

  1. Eu não sei se você curte, mas aqui no nordeste somos loucos por peixe + leite de coco, daí que eu faço bem parecido com o seu, mas misturo meio creme de leite e o resto leite de coco. Fica bom (eu acho, rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança, Lu. Aqui não usamos muito leite de coco, mas vale a pena experimentar. Obrigada!

      Excluir
  2. Olá! Por favor, passa o contato dessa peixaria. Adoraria ter meus peixinhos entregues em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili. É a peixaria N. Sra. de Fátima. Telefone 3032-1221. O site é: http://www.nsrfatima.com.br/

      (Isto não é uma propaganda, ok?)

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.