quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bolo de figo e especiarias


Minha amiga Renata é louca por figo. Por isso, eu me lembrei dela quando fiz este bolo tão aromático e levei para ela experimentar. A Renata deu à luz uma linda menininha no fim de junho, num emocionante parto domiciliar - conforme ela relata aqui. Quatro dias antes de a Liz nascer, fui fazer uma visitinha e preparei as bruschettas de figo e ricota seca da Letícia da Cozinha da Matilde, que são simplesmente maravilhosas - receita aqui! Enfim, fiquei feliz de mimar a Renata com dois pratos diferentes feitos com figo.

Bolo de figo e especiarias

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga
5 ou 6 figos frescos descascados e passados no processador
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (café) de cardamomo em pó
1/2 colher (café) de cravo em pó

Bata as claras em neve e reserve.
Bata bem o açúcar com as gemas e a manteiga. Desligue a batedeira e acrescente os demais ingredientes, exceto o fermento e as claras. Leve à batedeira por mais 1 minuto no máximo.
Desligue, incorpore o fermento em pó peneirado e em seguida as claras em neve.
Asse em forma média, em forno moderado pré-aquecido.






Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.