quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bolo de uva e uma promoção: degustação às cegas


De uns tempos pra cá, tenho achado que, apesar da imensa variedade de frutas que temos no Brasil (além das importadas, já facilmente encontradas em alguns supermercados e mercearias), nossos bolos se restringem a poucos sabores: banana, laranja, coco, além de chocolate, fubá, cenoura e uns poucos mais. Mas a verdade é que é bem possível usar o suco de muitas frutas como o elemento líquido do bolo. Estou até pensando aqui em experimentar um bolo de manga!

Tenho uma receita de bolo de banana que já fez muito sucesso e durante algum tempo era a sobremesa que me identificava e que todo mundo pedia para eu preparar. Alguns diziam que até tentavam fazer, mas não ficava boa. Ora, isso quase sempre é argumento de quem prefere comer sem cozinhar, porque seguindo direitinho a receita e os princípios básicos, pouca coisa pode dar errado.

Enfim, lembrei de preparar esse bolo com uvas adaptando ligeiramente a receita do bolo de banana (que eu publiquei tempos atrás no Feministas na Cozinha). Minha amiga Renata, que também já havia provado e aprovado o bolo de figo, teve uma reação bem entusiasmada ao experimentar este bolo de uva, então presumo que tenha ficado realmente bom!

Bolo de uva
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
80 g de manteiga
3/4 de xícara de leite integral
2 ovos batidos
Uvas sem caroço (Crimsom)

Peneire os ingredientes secos e misture muito bem a manteiga com as mãos, até obter uma espécie de farofa.

À parte, bata os ovos com o leite.

Unte e enfarinhe uma forma (usei uma forma redonda de 20 cm de diâmetro). Despeje a metade da massa seca, forre com uma camada de uva e cubra com o restante da massa seca. Para finalizar, despeje a misture de leite com ovos.

Asse em forno médio, pré-aquecido, até estar dourado e firme. As uvas ficarão bem macias!


Degustação às cegas



A Letícia Massula, da Cozinha da Matilde, que eu estou sempre citando aqui, mais a Larissa Januário, jornalista de gastronomia que tem um blog muito simpático, o Sem Medida, participaram do programa Bem Estar da Rede Globo e prepararam uma degustação às cegas, que contou com a participação do ex-jogador de futebol Raí, dentro da proposta de ajudar pessoas com problemas de peso e alterações metabólicas preocupantes a se alimentar melhor. [Você pode assistir ao programa aqui]

Elas curtiram tanto a experiência que resolveram sortear 6 pessoas (3 de cada blog) para participar de uma degustação às cegas na Cozinha da Matilde. É só correr em um dos dois blogs, ler direitinho o regulamento e participar! Garanto que vai ser ótimo, porque além de excelentes cozinheiras, essas duas são divertidíssimas e a Cozinha da Matilde é uma graça!

Clique aqui: http://www.cozinhadamatilde.com.br/receitas-do-programa-bem-estar-e-uma-super-promocao/
Ou aqui: http://semmedida.com/receitas/as-receitas-do-programa-bem-estar-da-rede-globo-uma-super-promocao/


Ah, e veja também as receitas deliciosas da degustação do programa Bem Estar. Eu provei os chips de abóbora e posso garantir que são uma loucura!

Um comentário:

  1. Entusiasmada? Eu quase morry. Eu e minha irmã estamos sofrendo aqui pq ele acabou... rs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.