quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Canapés vegetarianos

O guardanapo de galinha d'angola veio da África do Sul e foi presente da amiga Ana Rüsche, que provou os canapés.

Quando a gente tem amigos vegetarianos, aprende a ter um cuidado especial ao planejar o cardápio. E descobre também que pode ser meio excludente fazer uma comidinha separada para o vegetariano, porque ela geralmente não vai ser caprichada. Na verdade, são grandes as chances de todo mundo se servir dela - afinal, a maioria dos onívoros come comidas vegetarianas, mas o contrário não é verdade - e não é raro o vegetariano acabar sem comida.

Então o ideal é inverter a lógica e fazer o prato principal vegetariano, e um ou outro acompanhamento à base de carne, por exemplo. Essa situação também faz a gente usar a cabeça para sair do óbvio, pesquisar e testar novas receitas.

Este ano comemorei meu aniversário com amig@s e havia algumas pessoas que não comem carne, então resolvi começar com canapés vegetarianos. Só não me perdoo por ter esquecido completamente que uma amiga tem intolerância a trigo e praticamente ficou sem opção.

A ideia dos rolinhos é da minha amiga Vevê Mambrini, que manda superbem nos cardápios, desde um jantar para veganos radicais a uma refeição gourmet num acampamento no alto de uma montanha.

Cestinhas com patê de gorgonzola e uva

Faça uma pasta com ricota e gorgonzola amassadas e passadas no processador. Usei 150 g de ricota para 80 g de gorgonzola. Adicione uma colher de maionese, requeijão ou creme de leite para dar liga. Tempere à gosto. Eu usei uma colher de caldo de limão siciliano e pimenta-do-reino branca.

Usando um saco de confeitar com bico de pitanga, coloque o patê em barquetes de massa (eu compro essas quadradinhas no Mercado da Lapa, em boxes de artigos de festa). Se não quiser usar ou não tiver o bico de confeitar, basta colocar o patê nas barquetes com uma colher. Finalize com uma uva sem semente (Crimson).

Rolinhos de espinafre

Cozinhe no vapor meio maço de espinafre. Pique bem miudinho e refogue-o rapidamente com óleo, cebola e alho. Opcionalmente, acrescente uma colher de maionese ou requeijão, mas é importante que esse recheio fique bem sequinho. Eu também coloquei passas escuras e um ovo cozido amassadinho.


Aqui eu usei massa semipronta Rap10 da Pullman, mas deve ficar até melhor com pão folha ou mesmo massa de panqueca. Espalhe um pouco da mistura em 3/4 de cada disco de massa, enrole bem firme, corte as pontas e divida em 4 pedaços, prendendo cada um com um palito.


No dia em que fiz esses canapés, usei a outra metade do maço de espinafre para preparar uma massa que vou postar aqui ainda esta semana!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.